“…o Johrei, a limpeza, a horta caseira e a flor de luz, mudam o ambiente espiritual de qualquer local e o coração de cada um de nós…”

🙎🏾‍♂JOSÉ PAULO JOANA

NÚCLEO DE JOHREI DO SOYO
NORTE-SUL
ZAIRE
ANGOLA

Sou membro e dedico como Encarregado da Agricultura Natural.

Conheci a Igreja Messiânica em 2008, por intermédio de um missionário.

Os motivos que estiveram na base do meu encaminhamento foram: doenças, conflitos no lar e dificuldades financeiras que ficaram ultrapassados, com o cumprimento das práticas básicas orientadas. Para agradecer, tornei-me membro, para melhor servir nesta Obra Divina de Salvação.

A experiência de fé que passo a relatar, está relacionada com o cumprimento das práticas básicas superiormente orientadas.

Eu e a minha família, começamos a aprofundar nas práticas básicas da fé, por meio da prática das hortas caseiras nos lares dos fiéis. Passei também a ministrar Johrei nos lares, distribuição de flores, acompanhamento de casas, encaminhamento na porta da igreja e realização de outras atividades religiosas.

Fruto destas dedicações, vivenciei algumas ocorrências que passo a enumerá-las:

– Certa vez, em minha casa, tive a permissão de ser visitado por um amigo de infância, que me comprou um plasma e um jogo de cadeirões novos. Por esta graça, materializei um donativo de gratidão. Ganhei a permissão de também adquirir uma viatura, fruto do trabalho efetuado numa Empresa, referente à venda de obras. Foi assim que, eu e a minha família graças a Deus, conseguimos sair das dificuldades extremas em que vivíamos. Para agradecer, fiz um donativo especial de gratidão.

– A esposa de um jovem frequentador que acompanho, enfrentava muitas dificuldades durante o seu período de gestação. Pelo facto, realizou todos os exames médicos sem nenhum problema. Para surpresa da família, depois de completar alguns meses de gestação, o feto na barriga desapareceu. Este cenário aconteceu na primeira e segunda gravidez. Assim sendo, para tentar descobrir a causa desses problemas, a família decidiu frequentar casas de quimbandas, curandeiros e igrejas espíritas, gastando avultadas somas em dinheiro sem obter solução. Comovido com estes problemas, comecei a acompanhá-los dia após dia. Foi aconselhada a incluir na sua alimentação, o consumo de produtos da Agricultura Natural. Depois que o casal começou a participar da dedicação na nave e montagem de hortas caseiras nos lares de membros e frequentadores, o ambiente espiritual de casa mudou por completo e deste modo, a mesma teve a permissão de conceber novamente. Devo realçar que a mesma já deu a luz a um lindo rapaz. Como gratidão materializou um donativo especial.

– Há dois meses atrás, tive a permissão de me deslocar até à Aldeia onde nasci; lá, encontrei muitas pessoas doentes pedindo socorro. Porém, depois de pedir permissão aos Ancestrais, Antepassados, o Padroeiro do local e ao Soba do bairro, comecei a realizar orações nas casas das pessoas doentes, com a ministração de Johrei, a vivência da flor, horta caseira, ensinando as pessoas o nosso método da Agricultura Natural. Na primeira casa, ministrei Johrei em duas crianças que estavam com febres bastante altas e em pouco tempo recuperaram. Na segunda casa, acompanhei um senhor que tinha problemas de insónia e mulher noturna durante cerca de aproximadamente dois anos. Assim sendo, ministrei-lhe Johrei, limpeza profunda, com a vivência da flor e da horta caseira durante três dias; para a sua supressa, a insónia e a mulher noturna desapareceram por completo. Para agradecer, ele materializou um donativo de gratidão. Graças a Deus e ao Messias Meishu-Sama, mais de vinte pessoas receberam Johrei. Hoje, este local tornou-se uma Rede da Salvação.

– No princípio do mês passado, ganhei a permissão de convidar a família de um missionário a fim de realizarmos campanha de distribuição de flores no seu bairro. Deste modo, começamos a bater de porta em porta e a convidar as pessoas com o intuito de conhecer o Johrei e entrar em contato com o belo. Para o nosso espanto, apareceu um senhor à nossa frente, todo revoltado, alegando que as flores que carregávamos eram de magia e não tinham significado nenhum. Todavia, agradecemos pela purificação e continuamos a caminhar. Para nossa surpresa, minutos depois, o senhor foi ao nosso encontro, pedindo oração; ministramos-lhe Johrei e oferecemos três Ikebanas. No dia seguinte, o senhor começou a procurar os membros da Igreja a fim de relatar o que lhe havia acontecido, dizendo o seguinte: “Senhor Paulo, esta flor tem poder…já faz muito tempo que tenho dificuldades em vender os meus negócios na bancada, mas assim que coloquei a flor em casa, todo o negócio que eu tinha acabou!” Este senhor, depois de agradecer, foi encaminhado à Igreja.

– Dois irmãos meus, estavam em desavenças devido a um negócio que haviam feito. O mais velho apoderou-se de todo o negócio, vendeu e afirmou que não iria dar nenhum centavo ao outro, gerando assim um enorme conflito. Deste modo, levei o mais novo para a Igreja, onde foi recebido e orientado pelo responsável, tendo a situação sido ultrapassada. Por outro lado, a sua esposa, tinha dificuldades para dar à luz, visto que o parto era de risco, mas com as orações e dedicação, a esposa teve um parto normal e deu á luz a uma linda criança.

– Tive a permissão de participar de uma campanha de limpeza com os fiéis da igreja no bairro do Kinwika, onde se convidou e sensibilizou-se os vizinhos para fazerem parte da dedicação, tendo 9 pessoas pela primeira vez participado com muita gratidão. Vendo a alegria nos rostos dos fiéis, uma senhora e o seu filho que estavam de passagem, ficaram comovidos e também decidiram participar. No final, a mesma começou a explicar os seus problemas e a causa da doença do filho, tendo este se tornado frequentador.

Com essas experiências de fé, aprendi que, o Johrei, a limpeza, a horta caseira e a flor de luz, mudam o ambiente espiritual de qualquer local e o coração de cada um de nós.

Agradeço ao Supremo Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus Antepassados, pela permissão de conhecer este maravilhoso caminho da Salvação.

Muito obrigado!

Partilhar amor