Não é Possível Entender os Ensinamentos sem Sabedoria

Há uma frase de Meishu-Sama que diz que a compreensão dos Ensinamentos corresponde ao nível espiritual de cada um. Uma vez que o Ensinamento é a Verdade Absoluta, o Caminho e também a Lei de Deus, só podemos entendê-lo de acordo com o grau de evolução de nosso espírito. É idêntico ao que ocorre com a capacidade de apreciar uma obra de arte: por mais maravilhosa que ela seja, sua beleza só pode ser captada de acordo com a espiritualidade de quem a aprecia. A respeito disso, há um caso que até hoje vem à minha mente com nitidez.

Era tarde da noite, quando fui ao Hekiun-So cumprimentar Meishu-Sama. Ele apontou para o quadro pendurado no tokonoma e perguntou me: “O que você acha?” Eu, que nada entendia de pintura, sem saber o que dizer, apenas olhei para a obra e respondi evasivamente. “Não entendo bem.” Meishu-Sama disse-me em tom de brincadeira: “É como se diz: ‘Lançar pérolas aos porcos’, não?” Posteriormente, vim a saber que aquela era uma obra-prima de Gyoshu Hayami.

Acredito que a apreciação de uma obra de arte assemelha-se à compreensão dos Ensinamentos, que ocorre de acordo com a sabedoria do leitor.

As palavras de Meishu-Sama: “O segredo para se elevar o nível da capacidade de apreciar obras de arte é admirar o maior número possível de trabalhos de primeira qualidade”, também podem ser aplicadas à leitura dos Ensinamentos, ou seja, quanto mais lidos forem, melhor se torna sua compreensão.

Um presidente da Igreja

Reminiscências sobre Meishu-Sama vol. 4

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Ensinamento | Estudo Diário