Ceda Para Poder Conquistar

“Seja flexível para conquistar” é uma regra de ouro, Pode ser difícil praticá-la, mas devemos treinar nossa índole e educar nossa mente nesse sentido. Em alguns casos, pode ser preferível ser mal interpretado ou mesmo perder uma discussão. Isto é um bom treino de caráter, e qualquer possível humilhação ficará gravada apenas na mente e por um período temporário. Com o passar do tempo, a outra pessoa pode começar a compreender a verdadeira situação e mudar de atitude. Pode pensar: “Eis uma pessoa autêntica”, começar a acreditar em você e a admirá-lo. Ou, tendo aparentemente vencido uma discussão, seu adversário se torna inseguro por não fazer ideia do que você tem em mente, Assim, o derrotado se torna vencedor e é por isso que, às vezes, é preferível deixar que os outros persistam em suas ideias.

Ficar preso às nossas opiniões é uma política imprudente. Ainda que estejamos certos, não devemos insistir em ter as coisas do nosso jeito. Aprendendo a ceder em determinadas circunstâncias, acabaremos vencendo, desde que nos atenhamos ao que é justo e verdadeiro.

Frequentemente, quando as pessoas se dedicam a algo importante, pensam que isso requer esforço, resistência e concentração. Quando sob pressão, nosso poder interno se restringe, ao passo que, quando assumimos uma postura descontraída, ele flui livremente. O mesmo princípio se aplica ao Johrei. Quanto mais relaxada mantivermos a mente e as mãos, mais sintonizados estaremos e mais eficiente será o Johrei.

O general MacArthur soube como e quando retirar-se de uma batalha. De regra, um soldado que sabe como bater em retirada, possui um potencial para a liderança. Permanecer, correndo risco desnecessário, é uma tática errónea e não constitui verdadeira coragem. O que importa é o resultado final.

Muitas pessoas obtêm resultados contrários à sua expectativa, porque o caminho do mundo é geralmente muito diferente do caminho da verdade.

Quando iniciei nossa Igreja, costumava dizer aos membros que trabalhassem tão discretamente quanto possível. Alguns sugeriram que eu colocasse anúncios na imprensa, mas nunca fiz. Muitas pessoas tendem a perseguir seus objetivos empregando meios efémeros, assim como procuram, nos remédios, alívio temporário para as enfermidades. Num trabalho verdadeiramente espiritual, devemos aspirar ao verdadeiro e eterno, e não ao falso e transitório.

Meishu-Sama
Os Novos Tempos

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento de hoje
Experiência de fé do dia
Ensinamento | Estudo Diário