SENTIMENTO AMPLO E CALOROSO – PARTE 1

Ao casar-me em 1950, passei a morar na região de Den-en-Tyofu, em Tóquio, onde Meishu- Sama me visitava ocasionalmente. Quando recebia o telefonema que ele viria com Nidai-Sama, eu calculava o horário de chegada e aguardava-os no hall de entrada. Assim que chegava, entrava rapidamente e, após lavar as mãos, ia imediatamente fazer a refeição.

Essa sequência se repetia todas as vezes. Depois de comer, Meishu-Sama fazia um gargarejo e dizia: “Então, vamos”, e dirigia-se ao local proposto como, por exemplo, ao museu histórico. O dia-a-dia de Meishu-Sama era planejado com rigorosidade em relação ao horário; mesmo quando vinha à minha casa, ficava sempre atento à hora para não se atrasar. Realmente, era uma vida programada de maneira bastante precisa e metódica.

O fato mais marcante das vezes em que Meishu-Sama vinha nos visitar, era que ele sempre trazia arroz e alguns complementos do Hekiun- So. Nós preparávamos algas, picles e sopa de misso e ele trazia as folhas do ban-chá já tostadas, de Atami, por achar o preparo daquelas muito trabalhoso. Então, na minha casa, só se esquentava a água para o chá e para a sopa de misso.

Meishu-Sama elogiava frequentemente dizendo:

“A sopa daqui é gostosa.”

Meishu-Sama sempre vinha acompanhado de Nidai-Sama, e o interessante era que mal entrava no hall, dizia eufórico: “De Atami até aqui, ultrapassamos ‘tantos’ carros.”

Meishu-Sama gostava de escolher e de comprar roupas, principalmente para Nidai-Sama.

Certa vez, ao acompanhá-lo a uma loja de departamentos, ele comprou uma gravata para mim. Meishu-Sama chegou em frente à seção de gravatas e disse: “Se houver alguma de que você goste, eu posso lhe dar. Mas escolha logo, pois assim que terminar minhas compras, vou embora.” Peguei rapidamente duas ou três e perguntei-lhe: “Qual o senhor acha que é a melhor?” Ele respondeu: “Você é rápido na escolha, não?”, e comprou-me uma delas.

Na loja de departamentos, Meishu-Sama andava depressa e só olhava o que lhe interessava, com incrível rapidez.

Um familiar

Reminiscências Sobre Meishu-Sama vol.3

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Ensinamento | Estudo Diário